Lucas Gomes, uma vida em torno do skimboard

comentários

Ultimamente, você pode ter ficado curioso ao ver alguém correndo loucamente na beira da praia com um pequena prancha em baixo do braço. Pequena prancha não. Com um skimboard em baixo do braço. Afinal, a corrida intensa e a pranchinha são partes de um dos esportes que vem ganhando cada vez mais adeptos em muitas praias do Brasil. E parte desse crescimento pode ser atribuído ao atleta, instrutor, produtor e (ufa) incentivador do skimboard, Lucas Gomes.

Residente do Rio de Janeiro, Lucas dedicou boa parte da sua trajetória de 23 anos de vida ao skimboard. Com 13 anos, o carioca teve o primeiro contato com o esporte. “Na época eu surfava de bodyboard e um amigo que já praticava o skimboard me convenceu a tentar. Depois da primeira tentativa, eu passei uma tarde inteira tentando deslizar com a prancha de madeira sem cair. Daquele dia em diante, eu não larguei o skimboard. Deixei até de jogar futebol na escola para me dedicar inteiramente ao esporte que eu amo”, comenta.

A post shared by Lucas Waterman (@lucasogomes) on

Após anos de treinos, dedicação e aprendizado, Lucas Gomes assumiu o papel de ser um dos atletas de ponta do skimboard no Brasil. E com a dedicação veio um sonho: uma vida em torno do esporte. A realidade, porém, se apresentava de maneira diferente. Como tornar um esporte que ainda engatinhava no país como uma maneira de ganhar a vida? A resposta, quem criou, foi o próprio Lucas. “Eu tinha o sonho de trabalhar viajando e filmando as melhores ondas e picos para o skimboard. Como percebi que isso seria muito difícil, busquei alternativas para viver em torno do esporte”.

E a primeira alternativa para isso foi um dos aspectos que atualmente faz de Lucas um dos contribuidores para o crescimento do esporte no Brasil. Após um campeonato nos Estados Unidos, Lucas voltou para o Brasil com a ideia de ser instrutor de skimboard. “Tive o primeiro contato com a instrução em um campeonato em Dewey Beach, nos Estados Unidos, e fiquei amarradão. Percebi que dar aula não era tão complicado quanto eu pensava. Mas foi só três anos depois, após um convite de um amigo para dar aulas em uma escola no exterior, que voltei para o Rio determinado a dar aula. O propósito foi sempre incentivar o crescimento do esporte e ajudar iniciantes e atletas amadores a evoluírem”.

A post shared by Lucas Waterman (@lucasogomes) on

Hoje, Lucas vive seu sonho. Além de atleta e instrutor, o carioca se formou em Administração e tem uma produtora audiovisual voltada a conteúdos sobre o skimboard e outros esportes (como no vídeo abaixo, em que ele inclusive atua). Tudo em um momento que permite que Lucas surfe a onda do crescimento do skimboard no Brasil. “Percebi que a produção de mídia de qualidade sobre o skimboard tem feito a diferença na evolução e reforça a identidade do esporte. Fico feliz de contribuir em todos os lados para que o skimboard cresça ainda mais no país”.

E para quem tiver interesse, Lucas deixa um recado: “Qualquer um que tiver dúvidas, é só me procurar nos meus perfis que sempre vou estar disposto a ajudar”.