ZOOM HB: Pedro Barcelos

comentários

Mar marrom, baixas temperaturas, plataformas, redes e ondas escassas. Quando pensamos no surf no Rio Grande do Sul, a fama do estado mais ao sul do Brasil pode não ser a mais atrativa. Mas se engana quem pensa que é só disso que os gaúchos vivem. Sim, há surf na faixa reta de areia ao fim do litoral tupiniquim. E uma das pessoas que faz questão de nos mostrar isso é Pedro Barcelos.

Residente de Porto Alegre, o fotógrafo transita entre as praias mais famosas do Rio Grande do Sul (Tramandaí, Atlântida e Torres) e as ondas mais perfeitas, e mais distantes, do litoral de Santa Catarina (Garopaba e região e Florianópolis). Mas o fato de dar uma fugida da terra natal volta e meia não é desprestígio com as ondas gaudérias. “Quando as condições encaixam aqui, temos ondas de alta qualidade. Tento captar isso nas minhas imagens e chamar a atenção de todos para o surf gaúcho”, destaca.

As fotos de Pedro têm o equilíbrio entre os grandes planos e os detalhes. A composição da imagem, pensando em encaixar uma onda, um surfista ou uma manobra em uma grande paisagem é uma das prioridades do seu trabalho. “Às vezes demoro mais tempo para conseguir a foto que quero, mas sempre tenho como foco esse tipo de imagem. Gosto de fotografar nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde para aproveitar a qualidade diferenciada da luz”, comenta.

Abaixo, Pedro separou algumas imagens para que você possa conhecer ele um pouco melhor.

Descreva você mesmo.

Sua melhor foto.

Um momento de adrenalina.

Um lugar.

O motivo que fez você virar fotógrafo.

Para mais fotos, é só seguir os perfis @hbbrasil e @pedrobarcelosphoto no Instagram.